O Governo do Piauí concluiu o cais do Porto Piauí, em Luís Correia, litoral piauiense, em 14 meses. A estrutura localizada na foz do Rio Igaraçu tem 150 metros de comprimento e 16 pontos de amarração para a atracação das embarcações.
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Porto Piauí já tem o cais concluído/Reprodução Ascom Porto Piauí |
Potencial
A estrutura portuária permite a movimentação de diferentes tipos de carga e pode receber cargueiros de até 10 mil toneladas na fase inicial, que será expandida para até 45 mil toneladas. O porto abrigará terminais pesqueiro, de cargas gerais, de grãos, de minérios e de hidrogênio e amônia verdes.
Operação
O presidente da Companhia Porto Piauí, Raimundo Dias, disse que a estatal está tratando com empresas e investidores para começar a operar. Segundo ele, o porto deve começar a receber navios cargueiros ainda em 2025.
Requisitos
“Estamos entregando o cais e, ao mesmo tempo, cumprindo todos os requisitos ambientais e de segurança para que as atividades comerciais comecem no último trimestre de 2025”. A expectativa é que as primeiras operações ocorram com navios de pesca e de fertilizantes”, disse.
Homologação
Dentre os requisitos ambientais e de segurança que a Porto Piauí precisa seguir para operar está a homologação da Marinha do Brasil, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Semarh), que deve sair nos próximos 60 dias.
Avanço
Com o cais pronto, inaugurado em maio, o cronograma avança para a urbanização interna, que inclui o cercamento da área e da sede da Porto Piauí, a pavimentação e instalação de sistemas de vigilância, rede elétrica e iluminação. As frentes já começam agora em julho. Ao mesmo tempo, técnicos medem a profundidade e instalam a sinalização do canal para liberar primeiro as rotas costeiras e, depois, as internacionais.
Investimento
Além dos R$ 200 milhões, há outros R$ 400 milhões no orçamento de 2025/2026 para ampliar o píer, aumentar a dragagem do canal e instalar equipamentos de apoio à operação. Esses investimentos públicos, observa Raimundo Dias, dão segurança aos grupos privados para investirem no porto. Com informações do Portal Meionews
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