O Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Piauí (SINPOLJUSPI) denunciou, nesta terça-feira, 15, a existência de condições insalubres de trabalho e a retirada dos roteadores de internet do alojamento e postos dos policiais penais que atuam na Colônia Agrícola Major César, localizada na BR-343, no município de Altos.
![]() |
Condições insalubres de trabalho em presídio no Piauí/Reprodução |
O Cidadeverde.com entrou em contato com a Secretaria de Justiça (SEJUS) em busca de um posicionamento. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Segundo a entidade, uma inspeção técnica foi realizada no local e constatou diversos problemas. Uma das guaritas, por exemplo, não possui cobertura, nem banheiro. Além disso, devido à falta de sinal de operadoras móveis na região, a retirada da internet teria deixado os policiais penais incomunicáveis durante os plantões de 48 horas. O sindicato também relatou que o alojamento masculino tem armários sem condições de uso.
"Na parte superior do posto 5, que é a guarita, onde tem a visão panorâmica, você vê que é o local onde o servidor faz a sua refeição também, um local totalmente desconexo com o que prevê as normas de trabalho. Uma cadeira que o banco é acolchoado com plástico, o bebedouro é amarrado com fitas, é insalubre, porta enferrujada, uma situação vexatória para o policial penal. Uma escada sem uma plataforma de segurança lateral, onde em uma emergência tem que se tomar as iniciativas para se evitar qualquer tipo de incidente, sem contar que a internet foi tirada de todos os servidores desse estabelecimento em um ato unilateral da direção da unidade", afirmou o diretor do SINPOLJUSPI, Kleiton Holanda.
O sindicato relatou ainda que os policiais penais recém-empossados não estariam recebendo o adicional de insalubridade e estariam sendo excluídos das escalas das operações planejadas.
Unidade foi reformada recentemente
Em fevereiro deste ano, foi concluída a obra de reforma e ampliação da Colônia Agrícola Major César. A unidade recebeu um investimento de R$ 14,4 milhões, provenientes de recursos federais, o que garantiu a criação de 88 novas vagas no local.
Entre os serviços realizados, estão a reconstrução completa dos pavilhões, área de segurança, cozinha com refeitório, setor administrativo, além da implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Também foi realizada a pavimentação da via de acesso à unidade e das áreas internas entre os pavilhões reformados. Com informações do Portal Cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário