A Polícia Civil do Piauí, em parceria com a Polícia Civil de Goiás e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, deflagrou nessa terça-feira, 5, a Operação Hard Reset, e desarticulou um grupo envolvido em invasão de sistemas do Tribunal de Justiça do Piauí e fraudes bancárias. Durante a ação, foram cumpridos um mandado de busca domiciliar e uma prisão temporária na cidade de Itumbiara, em Goiás. O preso foi identificado como Raniel Henrique Ildefonso Moreira.
A investigação teve início no Piauí e apura a atuação de um suspeito que teria invadido sistemas do Poder Judiciário por meio do uso indevido das credenciais institucionais de um magistrado piauiense. De acordo com o delegado Yan Brayner, que integra a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí (DIPC), o investigado utilizou essas credenciais para acessar ilegalmente plataformas como o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) e o SISBAJUD, sistema responsável por bloqueios de bens e valores por determinação judicial.
![]() |
Polícia Civil do Piauí prende acusado de invadir sistemas do Tribunal de Justiça/Reprodução PCPI |
“Esse criminoso invadiu sistemas utilizando indevidamente as credenciais de um juiz do Piauí. Ele acessou plataformas como o Banco Nacional de Mandados de Prisão e o Cisbajud, emitindo ordens falsas e comprometendo diretamente a segurança e a credibilidade do sistema judicial”, afirmou o delegado.
Yan Brayner também destacou a importância da atuação da Polícia Civil do Piauí no enfrentamento a crimes digitais, ressaltando o protagonismo da corporação na articulação interestadual. “A operação mostra tanto a capacidade da Polícia Civil do Estado do Piauí em combater esse tipo de crime complexo, como também a integração em nível interestadual e federal, com o Ministério da Justiça e com a Polícia Civil de Goiás”, completou. Com informações do Portal GP1
Nenhum comentário:
Postar um comentário