segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Aparelhos de UTI neonatal estão isolados em uma sala no HEDA a espera de instalação

Aparelhos que deveriam servir à Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Dirceu Arcoverde (Heda), o maior hospital público do Litoral do Piauí, em Parnaíba, estão trancados dentro de uma das salas da unidade há mais de três anos. Os equipamentos, adquiridos em 2013, custaram mais de R$ 222 mil. Aparelhos de UTI estão parados no maior hospital público no Litoral do Piauí
Na época, foram adquiridas 10 incubadoras, 10 berços aquecidos, quatro tendas para oxigenoterapia e dois reanimadores. Metade das incubadoras está sendo usada, assim como metade dos berços e os reanimadores. Os demais aparelhos ainda não foram instalados.
O G1 teve acesso ao hospital e conseguiu registrar em fotos as incubadoras dentro de uma sala na área que recentemente foi ampliada para abrigar os novos leitos. Atualmente, o hospital conta oito leitos de UTI.
A UTI Neonatal foi inaugurada para atendimento de alto risco a recém-nascidos ou que necessite de cuidados especiais após o parto. O Hospital Dirceu Arcoverde atende tanto a população de Parnaíba, onde está localizado, quanto de outras 13 cidades da planície litorânea. Até novembro, mais de 2 mil partos foram realizados na unidade de saúde.
Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou que para entregar a obra de ampliação, está em processo de aquisição a climatização dos ambientes e ainda a contratação de pessoal e que o empecilho nesse ponto fica por conta do limite prudencial de gastos com recursos humanos.
Segundo a diretora do Hospital Dirceu Arcoverde, até o final deste mês, a UTI Neonatal deve ganhar mais dois leitos, ficando assim com 10 no total. Adrízia Fontenele falou ainda que a Unidade de Cuidados Intermediários também terá 10 leitos, mas a previsão é que entre em pleno funcionamento ainda no primeiro semestre do próximo ano. As informações são do G1PI.
Incubadoras serão instaladas nas unidades de terapia intensiva e cuidados intermediários (Foto: G1)
Encubadoras aguardando o termino das obras para serem instaladas






Edição ParnaíbapontoCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário