quinta-feira, 25 de julho de 2019

Burocracia no credenciamento levam pacientes cardíacos a risco de morte em Parnaíba

Edição Parnaíbapontocom
Em nota divulgada na terça-feira, 23, em sua página no Facebook, a direção do Hospital e Maternidade Dr. Marques Basto expõe o risco de morte que pacientes cardíacos das regiões da Planície Litorânea e dos Cocais estão correndo devido a imensa burocracia em relação ao credenciamento de Parnaíba para a realização de cirurgias cardíacas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com um dos diretores do hospital, Dr. Mirocles Veras, há mais de seis meses a instituição está habilitada em alta complexidade para a realização de cirurgias cardíacas, com investimentos em torno de R$ 1 milhão de reais em adequação da estrutura física e técnica, para oferta dos serviços no litoral do Piauí. No entanto, a burocracia tem trazido severas dificuldades para operacionalizar o credenciamento.
Em todo o Estado do Piauí existem quatro hospitais credenciados para fazer cirurgias cardíacas pelo SUS. Todos eles estão centralizados em Teresina e, destes, apenas o Hospital São Paulo realiza o procedimento. Ou seja, pacientes dos quatro cantos do Estado precisam se deslocar em estado grave para a capital. Fora a dificuldade e desconforto do deslocamento, os doentes ainda precisam entrar numa fila de espera que pode lhes custar a vida, sendo que em Parnaíba o Hospital e Maternidade Dr. Marques Basto possui um centro cirúrgico equipado com tecnologia especializada em alta complexidade. Basta o empenho dos poderes públicos competentes para a viabilização do credenciamento. A direção do hospital faz ainda o alerta e apelo para os secretários municipais de Saúde das cidades envolvidas, sendo que nos próximos dias haverá uma reunião com todos os secretários, momento que o problema poderia ser discutido.
Confira abaixo a nota na íntegra:
O HOSPITAL E MATERNIDADE DR. MARQUES BASTO, vem a público externar sua indignação quanto ao descaso com que vem sendo tratado em Parnaíba o credenciamento em Cirurgia Cardíaca no âmbito do Ministério da Saúde. Há mais de seis meses a instituição está habilitada em alta complexidade para a realização de cirurgias cardíacas, com investimentos em adequação da estrutura física e técnica, para oferta dos serviços. Hoje a burocracia tem trazido severas dificuldades para operacionalizar este credenciamento.
Quantos pacientes deixam de ser atendidos ou até mesmo morrem, quando poderiam ter sido tratados junto a seus familiares? A força para o credenciamento hoje está na gestão das Secretarias Municipais de Saúde (CIR) da Planície Litorânea e dos Cocais, para viabilizar este credenciamento que trará benefícios para mais de 30 municípios.
Contamos com o apoio da população e autoridades constituídas dos três poderes para que juntem-se a nós nesta luta que é em benefício de todos os usuários do Sistema Único de Saúde.
Hospital e Maternidade Dr. Marques Basto. Informações Luzia Paula


Nenhum comentário:

Postar um comentário