Em entrevista à TV Cidade Verde nesta quinta-feira, 16, a superintendente de Parceria e Concessões do Estado (Suparc), Monique Menezes, afirmou que a expectativa é que os funcionários da Agespisa sejam absorvidos pela Águas do Piauí, empresa do grupo Aegea que já atua na zona urbana de Teresina e assumirá os serviços de água e esgoto na zona rural da capital e cidades do interior do estado.
Monique Menezes, Superintendente de Parceria e Concessões do Estado (SUPARC) Reprodução |
"Temos a perspectiva de que uma boa parte dos funcionários seja assim absorvidos pela Aegea. Isso aconteceu aqui em Teresina em 2018 [...] Quem melhor conhece o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário do estado do Piauí que os funcionários da Agespisa? Temos que valorizar esses funcionários, eles são ativos importantes”, afirmou a técnica.
A perspectiva de incorporação dos funcionários da Agespisa pela nova concessionária de água e esgoto do estado ocorre em meio a elaboração de um Plano de Desligamento Voluntário (PDV). “Esse plano está em elaboração pelo secretário e objetivo é que se faça um plano robusto para que seja bastante benéfico para os funcionários atuais”, ressaltou a superintendente da Suparc.
Com um investimento de R$ 9,6 bilhões, a concessão abrange áreas urbanas e rurais, garantindo avanços significativos nos próximos anos. Além das melhorias nos serviços, esse cenário de adequação e ampliação dos serviços inclui a geração de quase de 8 mil empregos diretos e indiretos, ao longo dos 35 anos de contrato, impulsionando a economia local e criando oportunidades para milhares de famílias.
Uma das metas da concessão é a universalização dos serviços de água e esgoto. “Até 2033, 99% de abastecimento de água na área de concessão da empresa, e até 2040, 90% de esgotamento sanitário, mas obviamente que até lá você tem que fazer vários investimentos. Nessa fase de transição a gente coleta muitas informações, inclusive”, destacou Monique Menezes, que deu mais detalhes de como funcionará a transição do serviço. Informações Cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário