sábado, 9 de agosto de 2025

Clubes brasileiros prestam homenagem a Arlindo Cruz; confira

Nesta sexta-feira, 8, o sambista Arlindo Cruz faleceu aos 66 anos, no Hospital Barra D´or, na zona Oeste do Rio de Janeiro. O cantor era torcedor declarado do Flamengo, mas recebeu homenagens de diversos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro.

Arlindo Cruz morre aos 66 anos no Rio de janeiro/Reprodução 

Arlindo lidava com sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), ocorrido em março de 2017. Durante os últimos oito anos, o artista necessitou de cuidados médicos permanentes e passou por diversas internações devido às sequelas da condição. Em julho deste ano, o sambista parou de responder aos estímulos e não apresentava mais avanços. Arlindo também era portador de uma doença autoimune e precisava usar uma sonda alimentar.

Um mestre do samba e do carnaval

Arlindo Cruz era conhecido como um dos maiores compositores de sua geração. Sucessos como Meu Lugar, O Bem, Será Que é Amor e O Show Tem que Continuar fazem parte do repertório que marcou o samba das últimas décadas e influenciou gerações de músicos.

A carreira teve início dos anos 1980, nas tradicionais rodas de samba do Cacique de Ramos, no Rio de Janeiro, onde Arlindo se apresentou ao lado de nomes como Jorge Aragão e Almir Guineto. Seus primeiros passos foram como compositor, tendo músicas gravadas por diversos artistas ainda na década de 1990.

Na mesma época, passou a cantar suas próprias composições e ganhou destaque ao integrar o grupo Fundo de Quintal, uma das formações mais importantes da história do samba. Em 1993, deu início à carreira solo. Em 2009, alcançou o auge comercial com o DVD MTV ao Vivo: Arlindo Cruz, que vendeu mais de cem mil cópias. O último projeto artístico de Arlindo foi em 2017, ano do AVC, com o filho Arlindinho. Intitulado Pagode 2 Arlindos, o trabalho foi uma celebração da tradição familiar no samba.

Além da música, Arlindo Cruz também tem ligação direta com o carnaval carioca. Era conhecido por sua habilidade em compor sambas-enredo e venceu disputas em escolas como Império Serrano, Acadêmicos do Grande Rio, Unidos de Vila Isabel e Leão de Nova Iguaçu.

Veja homenagens dos clubes do futebol brasileiro a Arlindo Cruz







Com informações do Portal GP1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário