Editado por ParnaibapontoCom |
Comemorar uma safra recorde de quase quatro milhões de
toneladas de grãos no Piauí está sendo um verdadeiro problema, já que as
estradas por onde a carga será transportada está em situação precária. Os
caminhoneiros enfrentam centenas de quilômetros de rodovias de chão, buraco e
lama.
A PI-392 localizada no município de Currais, 640 km de distância
de Teresina, é por onde passa boa parte de toda a produção do Piauí. Os
caminhoneiros não sabem até quando poderão trafegar por essa estrada, já que em
alguns trechos restam poucos metros para que a estrada seja completamente
consumida por grande buracos. A passagem de dois caminhões em sentidos
contrários, por exemplo, é algo impossível, já que as laterais da estrada estão
completamente destruídas.
Quem conta com o rádio no seu caminhão, faz o uso dessa
tecnologia para evitar acidentes, mas nem sempre isso é possível. Poucos
quilômetros depois, a PI-392 se encontra com outra rodovia estadual, a
Transcerrados que conta com 340 km de extensão e que é considerada a principal
via de escoamento da produção agrícola piauiense.
O presidente Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus,
Abel Pieta, acredita que os produtores do cerrado contribuem por ano, apenas
com um imposto pago para o governo, com mais de R$290 milhões e que, com esse
dinheiro, a estrada já poderia ser uma realidade. “Com o custeio que a gente
paga sobre o ICMS, que é retido diretamente na fonte, a gente faz um cálculo
que a Transcerrados se pagaria em dois anos”, disse.
Para os caminhoneiros que precisão transportar de 40 a 50
toneladas de grãos, essa estrada é um verdadeiro pesadelo, por isso, muitos
deles estão desistindo de trabalhar na via. O que gera um grande problema para
produtores rurais como Laudir Luis Anderle. “Eu já fiz contato com pessoas e
quando se fala que se trata de Transcerrados, ninguém quer vir puxar”, contou.
A rodovia é uma promessa antiga do governo do estado. Em 2013, um trecho de 117 km começou a ser asfaltado, mas quatro anos já se passaram e a obra está parada. São pelo menos 150 km intrafegáveis. Em nota, o governo do Piauí informou que a partir do dia 3 de abril a estrada PI-392 começa a ser asfaltada e que o trecho já licitado da rodovia deve estar pavimentado até o final do ano. Jornal Hoje
A rodovia é uma promessa antiga do governo do estado. Em 2013, um trecho de 117 km começou a ser asfaltado, mas quatro anos já se passaram e a obra está parada. São pelo menos 150 km intrafegáveis. Em nota, o governo do Piauí informou que a partir do dia 3 de abril a estrada PI-392 começa a ser asfaltada e que o trecho já licitado da rodovia deve estar pavimentado até o final do ano. Jornal Hoje
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