terça-feira, 28 de novembro de 2017

PM-PI reclama de falta de delegados na TV e sindicato rebate denúncia

Edição Teodoro Neto |
A dificuldade de atendimento policial no Sul do Piauí virou alvo de críticas e denúncias na última segunda-feira (27), tornando-se matéria veiculada no programa Piauí Tv 1º edição, da TV Clube afiliada da Rede Globo. O manifesto da categoria veio nesta terça-feira (28) por meio de nota, justificando e sugerindo que o problema é “culpa exclusiva do Governo” e não de policiais civis ou delegados.
A matéria focou no déficit de estrutura policial das cidades de Jacobina, Paulistana e Simões Filho. Na divulgação do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Piauí (Sindepol), a presidente da entidade Andréa Magalhães, relata que a Polícia Militar fez duras reclamações no que se refere a ausência de delegados e de suas escalas de trabalho aos finais de semana nesses locais.
“Primeiramente, o Sindepol esclarece que nenhum cidadão fica sem atendimento de Delegado nesses municípios, apenas este fica condicionado à escala de plantão, pois, como de direito, temos carga horária prevista em lei.  Se falta Delegado na região, a culpa é exclusiva do Governo do Estado, que tem consciência da necessidade de mais profissionais e já foi por diversas vezes alertado por este sindicato e nada faz para resolver o problema”, afirmou em nota.
O combustível das viaturas da Polícia Militar também foram questionados, devido aos atendimentos em outras regiões adjacentes, que deveriam ser realizados por policiais civis. Sobre esse fato, o Sindepol alegou que tais atendimentos são feitos por diversas vezes pelos delegados e, com os seus próprios automóveis e combustíveis.
“Quanto ao combustível gasto nos deslocamentos dos militares para atender ocorrências em outras localidades, o Sindepol salienta que, muitas vezes, os Delegados se deslocam até com custeio próprio para prestar atendimento e, se a PM está a serviço, é sua obrigação se deslocar e, se o comandante da região não tem contingente para tanto, deveria estar se dirigindo diretamente ao Governador que não investe nas polícias e não aos Delegados, que têm direito à folga, assim como o Policial Militar, que tem seus descansos respeitados e não questionados”, ressaltou a presidente.

CONFIRA NOTA DA SINDEPOL PIAUÍ:
“O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Piauí vem a público esclarecer alguns fatos sobre a matéria veiculada na última segunda, dia 27 de novembro, no Piauí TV 1ª edição, da TV Clube.
A reportagem abordou a dificuldade de atendimento policial no sul do Piauí, nas cidades de Jacobina, Paulistana e Simões, devido à falta de estrutura. A Polícia Militar reclamou da ausência de Delegados nas cidades devido à escala de trabalho nos fins de semana.
Primeiramente, o SINDEPOL esclarece que nenhum cidadão fica sem atendimento de Delegado nesses municípios, apenas este fica condicionado à escala de plantão, pois, como de direito, temos carga horária prevista em lei.
Se falta Delegado na região, a culpa é exclusiva do Governo do Estado, que tem consciência da necessidade de mais profissionais e já foi por diversas vezes alertado por este sindicato e nada faz para resolver o problema.
A Polícia Militar não deveria questionar a escala dos Delegados, mas investir no policiamento ostensivo, pois isso sim ajuda a diminuir a criminalidade e está fazendo falta para a população, que quer, e precisa, ver a polícia na rua.
Quanto ao combustível gasto nos deslocamentos dos militares para atender ocorrências em outras localidades, o SINDEPOL salienta que, muitas vezes, os Delegados se deslocam até com custeio próprio para prestar atendimento e, se a PM está a serviço, é sua obrigação se deslocar e, se o comandante da região não tem contingente para tanto, deveria estar se dirigindo diretamente ao Governador que não investe nas polícias e não aos Delegados, que têm direito à folga, assim como o Policial Militar, que tem seus descansos respeitados e não questionados.
Por fim, ratificamos o compromisso do Sindicato dos Delegados com a defesa permanente da sociedade e da importância do papel exercido pelos Delegados na busca pela justiça e na garantia dos direitos dos cidadãos.

Teresina, 27 de novembro de 2017.
Andréa Magalhães
Presidente do SINDEPOL.”
Informações Salomão Prado/OitoMeia
Policiais Militares e a delegada Andréa Magalhães, presidente do Sindepol (Foto: Reprodução/Internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário