Edição Parnaíbapontocom
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 26, uma redução nas tarifas de energia da Companhia Energética do Piauí, da Eletroacre da Energisa Borborema (Paraíba).
As reduções aprovadas foram de 1, 45% para o Piauí, 2,60% para o Acre e 2,50% para a Paraíba
Essas reduções decorrem da antecipação do pagamento de empréstimo feito em 2014 para ajudar as distribuidoras de energia a pagarem o custo extra gerado pelo uso mais intenso das usinas termelétricas, por causa do baixo índice de chuvas.
O reajuste anual das três empresas em 2019 já foi aprovado pela Aneel. Portanto, o que a agência fez nesta terça foi uma revisão, que amenizará os aumentos nas contas de luz que já haviam sido autorizados.
A Cepisa atende o estado do Piauí, a Eletroacre é responsável pela distribuição de energia do Acre e a Energisa Borborema atende aos municípios de Campina Grande, Lagoa Seca, Queimadas, Fagundes, Massaranduba e Boa Vista, no estado da Paraíba.
Empréstimo
A antecipação do empréstimo vai retirar das tarifas de energia dos consumidores brasileiros R$ 6,4 bilhões em 2019 e R$ 2 bilhões em 2020. O efeito tarifário da operação é uma redução média de 3,7% nas tarifas de 2019 e de 1,2% em 2020.
Pelo cronograma normal, a dívida seria paga em abril de 2020, mas com a antecipação ela será quitada em setembro de 2019. Para pagar a dívida será usado o saldo de uma conta de reserva criada no momento do empréstimo.
Desde novembro de 2015, quando o empréstimo começou a ser pago, todo mês além de quitar uma parcela da operação bancária, os consumidores também pagaram por uma espécie de seguro, que era depositado nessa conta reserva. Com informações do G1 Piauí
Nenhum comentário:
Postar um comentário