terça-feira, 9 de abril de 2024

Casos de maus-tratos a animais domésticos aumentam no Piauí

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) registrou um aumento no número de ocorrências ligadas a maus-tratos a animais nos últimos meses. O delegado Willame Morais, afirma que os casos aumentaram tanto para animais domésticos quanto silvestres.

 Delegado Willame Morais/Reprodução 

Willame diz que a denúncia deve partir da sociedade e, para que isso aconteça, ela deve estar ciente de que o crime de maus-tratos contra animais pode proporcionar uma pena elevada a quem o comete.

"A DPMA tem a atribuição de apurar crimes no qual o meio ambiente é agredido, e isso engloba os maus-tratos aos animais. No caso de violência contra animais domésticos, a infração pode levar à pena de até cinco anos de reclusão. A partir do momento que a população toma conhecimento de que maltratar animais é um crime e, dependendo do tipo do animal, sendo doméstico ou silvestre, a pena pode ser alta, a pessoa começa a realizar quem maltrata animais", explica Willame.

O delegado diz que a maioria das denúncias de crimes relacionados a maus-tratos a animais acontece em Teresia, devido o contingente populacional da capital em relação a outros municípios. Porém, nos últimos meses foram registrados casos em todo o Piauí.

Em Luís Correia, um homem identificado como Artur Nascimento Lima foi preso neste domingo, 7, após matar uma cachorra a facadas na noite de sexta-feira, 5. No município de Miguel Alves, um homem identificado como Antônio Alves de Lima Filho, foi preso na última quarta-feira, 3, suspeito de estuprar uma cadela, que morreu após o crime. Na capital, um homem foi preso suspeito de matar um cachorro na vila São Francisco, na zona Sudeste de Teresina, no dia cinco de março. Ele seria ainda suspeito de ter envenenado outros quatro cachorros.

Para realizar uma denúncia de maus-tratos contra animais, o denunciante pode se encaminhar a qualquer delegacia presencialmente ou na internet através da delegacia virtual. Conectapiauí 


Nenhum comentário:

Postar um comentário