sexta-feira, 12 de abril de 2024

Lagoa transborda, inunda casas e famílias ficam desabrigadas no Centro-Norte do PI; vídeo

Diversas famílias estão desabrigadas após a Lagoa da Baixa, em Agricolândia, 90 km ao Sul de Teresina, ter transbordado, na manhã desta quinta-feira, 11, e a água ter invadido casas e ruas da região.

Lagoa transborda, inunda casas e famílias ficam desabrigadas no Centro-Norte do PI/Reprodução 

Uma das famílias desabrigadas foi a do professor Gilberto Barros, que reside próximo à lagoa. Ele relatou g1 que mais de sete pessoas moram em sua casa e tiveram que se abrigar na casa da avó, após a forte chuva que fez a lagoa transbordar.

"Perdi alguns moveis que ficaram na casa. Sai com toda a minha família e tudo. A lagoa transbordou e acredito que ela tenha um 'sangramento' ainda maior, está chovendo muito. Estou sem casa, sem nada", relatou o professor.

Segundo Gilberto, cerca de 30 famílias foram afetadas com a enchente, que não acontecia há mais de 35 anos. "Muita gente está sofrendo com isso. É a nossa casa e nós fomos expulsos. Espero que tudo volte ao normal logo, tenho esperança", afirmou.

O g1 tentou, mas não conseguiu contato com a Prefeitura Municipal de Agricolândia, até a publicação desta reportagem.

Mais inundações no Norte do Estado

Os rios Longá, em Esperantina, e Marathaoan, em Barras, estão acima da cota de inundação, aponta o Serviço Geológico do Brasil (SGB) e 32 famílias precisaram deixar suas casas e estão desabrigadas.

Leia também:

Mulher cai de moto após vestido enroscar em pneu e morre dias depois no HEDA em Parnaíba

Com a inundação do Rio Longá, 16 famílias precisaram deixar suas casas e estão desabrigadas, conforme a secretaria municipal de Defesa Civil.

Em Esperantina, três famílias estão em casas de parentes e as outras 13 em escolas municipais. Ao todo, 42 pessoas foram afetadas pelos alagamentos em três bairros: Pedreiras, Nova Esperança e Batista de Amorim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário