O Secretário de Justiça do Piauí, Coronel Carlos Augusto, confirmou que a penitenciária de segurança máxima do município de Buriti dos Lopes, distante 281 km da capital, está praticamente concluída e será inaugurada ainda no primeiro semestre de 2025. Segundo o gestor, resta apenas a aquisição do mobiliário e adequação das vias que ficam próximas à unidade prisional.
![]() |
A nova unidade vai abrigar apenas os detentos que cometeram crimes mais graves/Reprodução |
O secretário anunciou também que a partir da inauguração as unidades prisionais do Piauí passarão a adotar a classificação de risco dos detentos. A nova unidade vai abrigar apenas os detentos que cometeram crimes mais graves. A Penitenciária Major César, localizada em Altos, funciona no regime semiaberto e manteria seu status destinada aos detentos de menor potencial ofensivo.
A unidade prisional de Buriti dos Lopes terá capacidade para 307 detentos e contará com estrutura que inclui salas de aula e espaços para oficinas de trabalho, com espaço para trabalho e educação, em um padrão de segurança rigoroso e com protocolos específicos.
Carlos Augusto salientou a importância da nova unidade prisional.
“A penitenciária de Buriti dos Lopes está pronta para ser inaugurada. Já estamos na fase final, mobiliando, cuidando dos preparativos para que nós possamos fazer a classificação dos presos do Estado do Piauí. Essa unidade, com a inauguração da penitenciária de Buriti dos Lopes, nós vamos dar um passo importante no sistema penitenciário do Piauí. Vamos classificar os presos por risco. A penitenciária de Buriti, nós já a classificamos como a penitenciária de segurança máxima pela sua construção, pela forma como ela foi construída, toda chapeada, pela localização. E vamos fazer isso agora ainda no primeiro semestre”, afirmou. Informações Cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário