Criminosos estão usando o nome da CNH Social para aplicar golpes virtuais, prometendo vagas no programa em troca de pagamento de taxas ou envio de links falsos.
No Piauí, o alerta foi reforçado pelo DETRAN-PI e pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), que orientam a população a desconfiar de qualquer cobrança ou contato fora dos canais oficiais.
![]() |
| Golpe da CNH Social se espalha e DETRAN-PI alerta para falsas cobranças/Reprodução Renato Andrade |
De acordo com a diretora-geral do DETRAN-PI, Luana Barradas, o programa no estado segue regras bem definidas e não há qualquer tipo de inscrição aberta ao público em geral.
“A CNH Social do Piauí é destinada exclusivamente a alunos matriculados no ensino médio da rede estadual ou no EJA. Não existe link de inscrição disponível para a população. Toda seleção é feita pela Secretaria de Educação do Estado. Qualquer contato fora da Secretaria de Educação ou do Detran é golpe”, explicou.
A gestora também destacou que não há cobrança de valores em nenhuma etapa do programa. “É 100% gratuito. O Estado custeia desde a capacitação até a habilitação e até o capacete. A população precisa ficar atenta porque não existe taxa nenhuma”, frisou.
Golpe já ocorre em outros estados
O coordenador da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos, delegado Humberto Mácola, explicou que o golpe da CNH Social já foi identificado em outros estados e tende a se espalhar rapidamente.
“O crime cibernético não tem mais fronteiras físicas. Em conversa com colegas de outros estados, já fomos informados da ocorrência desse golpe. Aqui no Piauí, estamos aguardando que vítimas procurem a delegacia”, afirmou.
Segundo o delegado, os criminosos criam um cenário falso, informando que a vítima precisa pagar uma taxa ou regularizar um suposto débito com o governo federal.
“Eles enviam boletos, links falsos ou páginas que simulam o Gov.br. Aproveitam qualquer novidade ou programa social para enganar a população e induzir a transferência de valores”, disse.
Como se proteger
O delegado alertou que a forma de atuação é semelhante a outros golpes já conhecidos, como os do IPTU, IPVA e falsas notificações de cancelamento da CNH.
“Quando a mensagem usa urgência como: ‘pague agora’, ‘sua CNH será cancelada’, é aí que o cuidado precisa ser redobrado. Se envolver dinheiro, o alerta deve ser ainda maior”, pontuou.
As principais orientações são:
Desconfiar de mensagens, ligações ou links não solicitados;
Não realizar pagamentos ou transferências sem confirmar a veracidade da informação;
Buscar sempre os canais oficiais do Detran e da Secretaria de Educação;
Em caso de golpe, comunicar o banco imediatamente, tentar contestar o Pix ou bloqueio do valor;
Registrar boletim de ocorrência para que a Polícia Civil possa investigar.
“É fundamental que a vítima denuncie. Isso coloca o golpe no nosso radar e permite que a investigação seja deflagrada”, concluiu o delegado. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário