quarta-feira, 20 de junho de 2018

Em monitoramento da Defensoria Pública no Abrigo São José em Parnaíba são encontradas várias irregularidades

Informações Defensoria Pública do estado do Piauí 
Edição Teodoro Neto
O Núcleo Especializado de Defesa e Atenção ao Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública do Estado do Piauí realizou no último dia 15, monitoramento no Abrigo São José que acolhe idosos no município de Paranaíba. A ação aconteceu na data em que transcorre o Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa.
As Defensoras e Defensores, acompanhados de equipe de colaboradores, encontraram inúmeras irregularidades no local.
A diligência faz parte do cronograma previsto pelo Plano de Monitoramento e Ação Defensorial, para analisar a situação dos idosos em situação de abrigamento no Estado do Piauí. 
Durante a visita, foram constatadas carências, de ordem estrutural, de corpo de trabalho humano insuficiente, mobiliário bastante deteriorado, muitos eletrodomésticos antigos e outros tantos sem funcionamento, ausência diária de assistente social e nutricionista, apenas um cuidador por dia para se responsabilizar pelos cuidados de 18 idosos, sendo que existem idosos abrigados com grau de dependência elevado. Enfim, situação alarmante e que merece a atenção e ação. 
O trabalho de monitoramento do Abrigo São José foi o resultado da união de esforços das Defensorias do Idoso de Teresina com as Defensorias de Parnaíba.
“Foi emblemática a participação da Defensoria no dia 15 de junho, Dia de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, no Abrigo São José, em Parnaíba, tendo em vista não só as inúmeras denúncias que recebemos acerca da situação em que se encontram os idosos nesse abrigo, quanto na situação caótica que pudemos visualizar. Foi um primeiro passo dado pela Defensoria Pública no sentido das ações de combate à violência, aos maus tratos e nesse caso específico de preservação da dignidade humana, de defesa do hipervulnerável. Pudemos ver que ali estão abrigados muitos em situação de dependência e nenhum deles, apesar da dependência total de alguns, foi interditado, tendo ainda esses idosos que conviverem com uma obra, relativa a reforma do espaço. A Defensoria, como Instituição de defesa, não pode ficar silente nem inerte diante de uma situação daquelas, então vamos pensar conjuntamente a ação que devemos tomar em relação aqueles idosos que estão em condições sub-humanas” reforça Dra. Sara Melo.
“A inspeção realizada no Abrigo São José demonstrou que ele se encontra em uma situação precária. Não possui funcionários nem recursos suficientes para cuidar dos idosos com dignidade, além de possuir uma estrutura física ruim, não adaptada, nem adequada para os cuidados com pessoas idosos”, ratifica Dr. Giovanni Jervis.
O Defensor Público Dr. Manoel Neto também deu seu parecer sobre o monitoramento. “A inspeção foi suficiente pra demonstrar a situação periclitante que se encontra o Abrigo São José. É fácil perceber que não há o mínimo em estrutura de pessoal e muito menos estrutural para garantir dignidade aos idosos acolhidos. Ainda avaliaremos todas as informações obtidas na visita para decidirmos a forma de atuação mais adequada a restaurar a dignidade dos cidadãos que necessitam do serviço prestado no Abrigo”, destaca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário