Na noite de domingo, 27, o município de Domingos Mourão, a 194 km de Teresina, no Norte do Piauí, registrou um tremor de terra de baixa intensidade, alcançando 2,1 graus na escala Richter. Apesar de leve, o tremor foi identificado pela estação de monitoramento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), localizada em Pedro II, reforçando a importância do acompanhamento de eventos sísmicos na região.
Domingos Mourão, norte do Piauí/Reprodução
De acordo com o climatologista Werton Costa, diretor de Prevenção da Defesa Civil do Piauí, tremores como esse são mais comuns do que se imagina, embora não provoquem grandes danos.
Climatologista Werton Costa, diretor de Prevenção da Defesa Civil do Piauí/Reprodução
"Na verdade, uma das estações instaladas em território piauiense reportou um tremor de terra de 2,1 graus na escala Richter, ou seja, um tremor de baixa magnitude detectado pela estação de Pedro II, mais ou menos com epicentro ou foco ou origem em Domingos, Mourão, área rural do município. Provavelmente a população não sentiu esse tremor, um tremor de baixíssima magnitude, porém sentido ali pela estação de Pedro II, que fez o registro. Importante salientar que essa área, que é a transição da cuísta da Ibiapaba, da Serra Grande, para o escuro cristalino, para a depressão central Cearense, é uma área passível de alguns tremores. De pequena magnitude, que não implica nenhum risco para a população", explicou.
Esse é o segundo tremor em pouco mais de um ano no sul do estado: em maio de 2023, um tremor de características similares ocorreu em Júlio Borges, outro município da região. Segundo especialistas, o fenômeno não causou preocupações entre os moradores, sendo quase imperceptível. Informações Conecta Piauí
Nenhum comentário:
Postar um comentário