terça-feira, 17 de setembro de 2019

Confirmado 3º caso de sarampo e Piauí entra para lista de estados com surto da doença

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí confirmou o terceiro caso de sarampo no estado. Segundo a Sesapi, uma jovem de 21 anos que mora em São Paulo e veio passar uns dias em Lagoa de São Francisco, município distante 193 km ao Norte de Teresina, apresentou os sintomas e recebeu a confirmação do diagnóstico da doença. O número de casos com suspeita é 15. O Piauí é um dos 16 estados com surto ativo de sarampo.
A Sesapi ressalta que, assim como os outros dois casos, o terceiro é importado, que a pessoa foi contaminada em outro estado. O primeiro caso foi confirmado em julho na cidade de Campo Grande do Piauí. A paciente, uma criança de um ano, foi infectada pelo vírus durante viagem a São Paulo.
O segundo caso foi confirmado no dia 2 de setembro, em Teresina. O paciente é um homem com mais de 50 anos de idade, que também teria sido infectado pelo vírus durante uma viagem ao estado de São Paulo.

As crianças são as mais suscetíveis às complicações e óbitos por sarampo. A incidência de casos em menores de 1 ano é 9 vezes maior em relação à população em geral. A cada 100 mil habitantes, 52 crianças nessa faixa etária obtiveram confirmação para o sarampo.
A segunda faixa etária mais atingida é de 1 a 4 anos. Neste ano, foram confirmados quatro óbitos por sarampo: três óbitos ocorreram em menores de 1 ano de idade; e um óbito em um indivíduo de 42 anos. Nenhum dos quatro casos eram vacinados contra a doença.
Dentre os sintomas da doença estão: manchas no corpo, febre, tosse, coriza (nariz escorrendo) e conjuntivite. Além do risco de morte, a doença pode deixar sequelas graves. A transmissão do vírus do sarampo é direta de pessoa a pessoa, por meio das secreções nasofaríngeas e expelidas pelo doente.
A imunização do sarampo é realizada com a vacina Tríplice Viral. Os interessados podem buscar a unidade de saúde com seu cartão de vacinação em mãos, ela será avaliada e caso necessário receberá a dose.
A indicação é que a Vacinação em bebês aconteça aos 12 meses, e aos 15 meses aconteça a aplicação da segunda dose da vacina. Pessoas que não se vacinaram nessa faixa etária (12 e 15 meses de idade), podem se vacinar até os 49 anos de idade. Da Redação com informações do G1 Piauí 

Nenhum comentário:

Postar um comentário