sexta-feira, 15 de março de 2019

CRO Piauí intensifica fiscalização em Parnaíba e fecha clínicas irregulares

Edição Parnaíbapontocom
Prossegue nesta sexta-feira, 15, em Parnaíba, a primeira fase da “Operação Odontologia Segura”, que será realizada posteriormente em todo o Piauí. 
Na manhã de ontem, fiscalização do CRO Piauí (Conselho Regional de Odontologia do Piauí), fechou 3 clínicas odontológicas que estavam em situação irregular.
Uma delas não tinha o devido registro junto ao CRO Piauí nem o alvará para funcionamento. Nas outras duas clínicas as salas de esterilização dos materiais eram inadequadas o que compromete a biossegurança. A fiscalização ocorre em parceria com a Vigilância Sanitária de Parnaíba.
Ao todo o Conselho espera fiscalizar 12 clínicas em Parnaíba, até o final desta sexta-feira. A segunda fase da operação será realizada em cidades de outra região do Piauí.
Entre as irregularidades encontradas, além da falta do devido registro, estavam materiais reutilizados, o manejo inadequado do lixo contaminado e existência de profissionais de outros estados não registrados no Piauí.
O presidente do Conselho, Leonardo Sá, explica que o Conselho tem um calendário de fiscalizações, mas que as operações também podem ser motivadas por denuncia dos pacientes. “O maior objetivo é dar segurança aos usuários e cumprir com a missão do Conselho que é garantir o exercício legal da profissão de acordo com os princípios éticos e a biossegurança”, informa.
As clínicas notificadas recebem um prazo para se adequarem ao que determina o Código de Ética e as exigências sanitárias. São várias as exigências para que uma clínica odontológica funcione de forma correta, mas o paciente pode fiscalizar logo ao chegar na clínica, os alvarás de funcionamento da Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura devem estar em local visível. Com informações da AI Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário