sexta-feira, 22 de março de 2019

Parnaíba e Ilha Grande no litoral do Piauí registram maiores volumes de chuva do país nas últimas 24 horas


Edição Parnaíbapontocom
Duas cidades do Litoral do Piauí registraram os maiores volumes de chuva do país nas últimas 24h, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Em Parnaíba, foram 256 milímetros, quantidade prevista para um mês, e famílias precisaram ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Em Ilha Grande, foram 250 mm.
"Foi uma anomalia positiva, chuva acima da média. O que choveu em 24h era para ter chovido o mês inteiro. É o maior volume já registrado mensal em todo estado. Isso causa um transtorno enorme, porque é uma região baixa, com problemas de drenagem", informou o climatologista Werton Costa.
De acordo com o climatologista, a previsão é de mais chuvas até o final do mês. "Demorou um pouco, mas está chovendo o que deveria ter chovido ao longo do mês e essas chuvas devem continuar até o final de março, mas, embora ainda exista a possibilidade de temporais nessa região, é improvável que eles tenham essa magnitude", afirmou Werton Costa.
"O que aconteceu é que a precipitação se concentrou naquela região e por isso os indicadores de chuva foram tão expressivos, mas a natureza redistribui a umidade. Esse volume de chuva foi provocado pelo calor dos oceanos, que estão superaquecidos, tem muita instabilidade no mar, em todo o Atlântico, e a atuação da zona de convergência intertropical, que provoca essas chuvas”, completou o climatologista.
Impactos da chuva
Em Parnaíba, 20 famílias foram resgatadas até o momento, mas o Corpo de Bombeiros estima que mais pessoas tiveram que deixar suas casas por conta dos impactos da chuva. As equipes de resgate estão usando embarcações para retirar as pessoas dos locais alagados e as famílias resgatadas estão sendo levadas para abrigos temporários. Com informações do G1 Piauí


Nenhum comentário:

Postar um comentário