quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Após duas mortes em 24h no PI, bombeiro alerta sobre como proceder em casos de choque elétrico

Edição Teodoro Neto |
Na última segunda-feira (17), a menina Iris Claudiene, de 12 anos, veio a óbito após ligar um pisca-pisca para enfeitar a árvore de Natal em sua residência e sofrer um choque elétrico. O fato chamou atenção para os riscos que um hábito comum – a decoração com luzes natalinas – podem trazer quando se utilizam objetos de procedência duvidosa.
De acordo com o major José Veloso, diretor de Engenharia do Corpo de Bombeiros, os primeiros socorros fazem a diferença entre a vida e a morte da vítima de choque elétrico. A primeira ação deve ser separar a pessoa que está sofrendo a descarga elétrica da fonte de eletricidade, usando materiais de plástico ou de madeira e sem tocá-la, pois isso pode fazer outras vítimas.
Após a separação, a língua da vítima deve ser puxada para liberação da via respiratória. Major Veloso explica que o choque elétrico causa a contração de toda musculatura e uma das consequências é o fechamento das vias respiratórias, em que a língua se retrai e ocasiona o fechamento da glote.
Quatro minutos é o tempo que a gente tem para poder evitar lesões mais graves e até a morte. “A pessoa desmaia, o coração pode até continuar batendo, mas se não houver liberação da via respiratória, ela pode acabar morrendo. Após liberar a via respiratória, devo fazer reanimação cardiopulmonar, se houver necessidade”, completa, acrescentando que a pessoa deve ter acompanhamento médico após a ocorrência.
Como evitar acidentes
Ao adquirir piscas-piscas ou produtos similares, o consumidor precisa procurar a certificação do Inmetro, pois é a garantia de que foi averiguada e aprovada uma série de normas de segurança relacionadas à qualidade deste artigo. Além disso, o major Veloso recomenda que seja guardada a nota fiscal do produto, para que, em caso de algum acidente, a vítima possa acionar os órgãos de proteção ao consumidor.
“Porque esse controle de qualidade avalia desde a tomada, até o interruptor, as conexões, a fiação, toda uma série de equipamentos presentes no produto que obedecem às normas brasileiras. Têm muitos pisca-piscas importados e esses importados, muitas vezes, não têm padrão brasileiro de qualidade”, aponta o bombeiro. 
Por ser um produto típico do Natal, as pessoas costumam deixar os pisca-piscas guardados o ano todo. É por isso que se deve atentar para a data de validade desses produtos, pois o uso, ao longo dos anos, pode danificar a fiação, fios podem ficar desencapados e as tomadas prejudicadas, o que facilitam acidentes elétricos. 
Instalações elétricas inadequadas representam 85% dos incêndios
Segundo as estatísticas do setor de perícia do Corpo de Bombeiros, em torno de 85% dos incêndios, são relacionados a instalações elétricas, ou seja, relacionados ao uso inadequado ou à própria instalação inadequada, é o que conta o major José Veloso.
A instalação elétrica puxa energia com mais força e isso causa um aquecimento da fiação elétrica e, em caso desta fiação se aquecer demais, a consequência é o derretimento do plástico de isolamento e pode acarretar em um curto circuito e incêndio.
“Por exemplo, eu tenho uma casa e, de repente, ela quer fazer instalação e ela quer botar um chuveiro elétrico, mas a instalação não é projetada para isso. Ar condicionado, chuveiro elétrico demandam uma instalação específica”, explica.
Após duas mortes em 24h no PI, bombeiro alerta sobre como proceder em casos de choque elétrico

Nenhum comentário:

Postar um comentário