quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Governo do PI libera R$ 1 milhão para produção de medicamento derivado da maconha

Por Teodoro Neto |
Na manhã desta quinta-feira (28), durante reunião com a Fundação de Amparo a Pesquisa do Piauí (FAPEPI), o reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso, pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e a Secretaria Estadual de Saúde, foi anunciado pelo governador Wellington Dias, a liberação de R$ 1 milhão para pesquisa e produção de medicamentos baseados em uso de Canabinódes, produzidos a partir da maconha (Cannabis sativa).
O governador afirmou ser testemunho do uso medicinal do Canabinoides, pelo fato de sua filha, Danyele Dias, fazer tratamento contra convulsões. “Minha filha tinha cerca de 40 convulsões por dia, e a partir do uso do Canabinoides ela passa meses sem as crises”, declarou Wellington Dias.
O Governo do Estado já distribui gratuitamente o medicamento na rede pública de saúde. Por ser uma medicação importada, só fabricadas em outros países torna o custo de aquisição do produto muito alto. 
As universidades apresentaram o trabalho e o governo autorizou a liberação da verba para o início da produção do Canabidiol no Piauí. As pesquisas terão início  em 2018 e terão o apoio da Secretaria de Saúde e das universidades. O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) será sede de acompanhamento dos pacientes. 
O Governo do Estado também vai criar, em 2018, a Câmara Setorial da Biotecnologia
Resultado de imagem para canabidiol
Canabidiol substância medicinal presente na maconha, foi liberado para uso terapêutico no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário