quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Câmara aprova a criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Edição Teodoro Neto |
A Câmara dos Deputados aprovou na noite de terça-feira (19) o projeto de lei que cria a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A instituição será vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e o projeto segue para tramitação no Senado. A UFDPar deverá funcionar onde hoje é a Universidade Federal do Piauí, campus Parnaíba. Segundo Alex Marinho, diretor da UFPI em Parnaíba, a UFDPar, será voltada para inovação, empreendedorismo, pesquisa e extensão. Disse que o projeto é enxuto e com pouca despesa para facilitar o desmembramento, o que vem acontecendo.
O deputado federal Júlio César (PSD-PI), no plenário em Brasília, afirmou que a Universidade Federal do Delta do Parnaíba é de interesse dos estados do Ceará, Maranhão e Piauí. Informou que havia apresentado um requerimento junto com o deputado Paes Landim (PTB-PI) para o presidente do Legislativo solicitando inclusão da UFDPar nas discussões para a aprovação, caso contrário seriam desfavoráveis a aprovação das outras universidades.
O deputado Paes Landim (PTB-PI) rememorou sua solicitação da criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba quando foi inaugurado o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET). Pra isso era necessária à ampliação da faculdade medicina, conforme foi feita. Disse ainda que houve resistências quanto à aprovação do projeto, a exemplo da Comissão de Finanças, onde o projeto ficou cinco meses. Destacou que o projeto estando no Senado tem apoio dos senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Elmano Férrer (PTB-PI). Paes Landim acredita que no máximo até o segundo o primeiro semestre de 2019, Universidade Federal do Delta do Parnaíba esteja funcionando.
Cargos
Além dos já existentes, o projeto cria 221 cargos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação e cargos em comissão, dos quais 15 cargos de direção, 80 funções gratificadas e 8 funções comissionadas de coordenação e curso (FCC).
São criados, ainda, por transformação, os cargos de reitor e vice-reitor, que serão nomeados pelo ministro da Educação até que a universidade seja organizada na forma de seu estatuto.
Apesar da previsão de criação dos cargos, cuja estimativa de impacto financeiro era, em 2016, de R$ 13,48 milhões anuais, seu efetivo provimento dependerá de autorização expressa na lei orçamentária.
Resultado de imagem para universidade federal do delta do parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário