quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Cajueiro Rei em Barra Grande-PI é cortado de forma irregular e vira caso de polícia

Tombado por lei municipal e localizado em área de domínio da União, o Cajueiro Rei, localizada na cidade de Cajueiro da Praia, teve uma parte de seus galhos cortada de forma irregular. O caso foi denunciado para a Polícia Civil em Parnaíba, no litoral do Piauí, que vai investigar a queixa.
Segundo o secretário de Turismo da cidade, Marcos Cazuza, uma parte da árvore foi cortada para dá acesso a um terreno particular. “Uma parte da lateral do cajueiro foi cortada, sendo que nenhuma área próxima a planta pode ser construída ou vendida, não se pode fazer qualquer benfeitoria. O proprietário do terreno que fez o corte, que fica próximo ao cajueiro, errou até por tirar uma única galha. Ele não tem autorização da prefeitura para isso”, disse.
Segundo o laboratório de biologia molecular e de estudos de injúrias biológicas (LABMIMBIO) da Uespi, duas medições geográficas comprovaram que a extensão do cajueiro do Piauí é de 8.800 m². Com isso, o estudo afirma que a árvore piauiense é maior do que o Cajueiro de Pirangi, no Rio Grande do Norte, registrado no Guinness Book como maior cajueiro do mundo.
Para Marcos Rocha, que trabalha guiando pessoas até o Cajueiro Rei, a depredação contra a planta representa um prejuízo ambiental e econômico. “Fizeram uma estrada com três ou quatro metros de largura ao lado do cajueiro, cortaram bastante. A gente trabalha com turismo ecológico e pregamos a mensagem de preservação e fica complicado falarmos isso para o turista e ele flagrar essa situação no local”, disse.
A prefeitura de Cajueiro da Praia afirmou que vai acionar o Ministério Público do Piauí contra as pessoas que realizaram o corte de parte do Cajueiro Rei. A Secretaria de Patrimônio da União (SPU), órgão ligado ao Ministério do Planejamento, confirmou que toda a área onde está localizado a planta é de domínio da União e que qualquer intervenção no local necessita de autorização dos órgãos responsáveis.

Parte do Cajueiro Rei foi cortado no Piauí (Foto: Marcos Cazuza/Arquivo pessoal)
O cajueiro foi cortado para dá acesso a uma propriedade particular
Cajueiro Rei foi no Piauí foi cortado, denuncia prefeitura (Foto: Danilton Nobrega/Arquivo pessoal)
Partes da copa da árvore que foram cortadas
Cajueiro no Piauí quer o título de o maior do mundo (Foto: Reprodução/TV Clube)
Cajueiro no Piauí quer o título de o maior do mundo. Foto tirada em fevereiro de 2016  (Foto: Reprodução/TV Clube

PpC com informações de Pedro Santiago/G1PI





Nenhum comentário:

Postar um comentário